top of page

Funções Cognitivas

  • Foto do escritor: Jéssica Mariliz Pirog
    Jéssica Mariliz Pirog
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura


Nosso funcionamento depende de cada pecinha dessa grande rede de conexão que o cérebro é.
Nosso funcionamento depende de cada pecinha dessa grande rede de conexão que o cérebro é.

Que o nosso cérebro tem uma capacidade incrível é algo que você já sabe.

Graças a ele, conseguimos agir, pensar, perceber, executar... Uma verdadeira lista de verbos que nos ajuda a viver de forma organizada. Mas, como tudo isso se desenvolve exatamente? Cola aqui que lhe explico tudinho!

Tudo o que fazemos no dia a dia depende de uma verdadeira "rede de especialistas" no nosso cérebro! Imagine um milhão de fios conectados por toda a parte, nos lobos cerebrais, e cada fio ajudando a ativar diferentes áreas para que possamos interagir com o mundo e processar todas as informações que chegam até nós pelos mais variados canais. Esse verdadeiro "congestionamento de dados" é gerido pelo nosso sistema cognitivo. Cada pessoa é como um supercomputador que recebe, seleciona, transforma, processa e armazena as informações que chegam ao cérebro.

Dentro dessa festa de dados, os elementos cognitivos se relacionam entre si, formando uma verdadeira equipe de trabalho que atua em conjunto para realizar as tarefas mentais mais complexas. E o mais legal? Uma função cognitiva pode juntar forças com outra, criando algo ainda maior: um processo cognitivo. E, como um mestre de obras, podemos intervir tanto nas peças mais simples (as funções cognitivas) quanto nas mais elaboradas (as funções executivas) para afinar o funcionamento dessa máquina fantástica que é nossa mente!

Agora, o desenvolvimento dessas funções é como a construção de uma rede de energia elétrica, onde cada fio, cada conexão é vital para o funcionamento de tudo.

Desde o momento em que nascemos, nosso cérebro começa a se conectar e a fortalecer suas “torres de transmissão” a cada nova experiência e interação. Cada estímulo é como uma corrente de eletricidade que percorre essas conexões, tornando a rede cada vez mais potente e eficiente.

Desafios mentais, como aprender algo novo, resolver um quebra-cabeça ou explorar diferentes formas de arte, são como testes de sobrecarga, forçando a rede a se expandir e a se adaptar. Sem esses estímulos constantes, nossa rede cognitiva não consegue operar em sua capacidade total, o que pode afetar nossa forma de perceber, decidir e agir.

Por isso, cuidar da nossa rede de conexões cognitivas é essencial, seja desde a infância ou ao longo da vida, para manter a mente bem conectada, criativa e pronta para tudo o que a vida nos desafiar a enfrentar.

Comments


bottom of page